Forte de São Mateus do Cabo Frio

Forte São Mateus Cabo Frio

Construído por Costantino de Menelau em 1616 e restaurado em 1957, é o monumento histórico mais conhecido e visitado da cidade, também pelo seu fácil acesso. Foi erguido para proteger a costa dos ataques dos franceses, holandeses e ingleses que invadiam a região em razão da imensa quantidade de Pau-Brasil que existia por aqui. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a partir de 1956, é administrado pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

Forte São Mateus do Cabo frio

O Forte abriga o Espaço Cultural do Forte São Mateus, que tem um acervo fotográfico permanente de Wolney Teixeira, dos anos 1940 e 1950. De lá se tem também uma das mais belas vistas da região e é uma excelente pedida para tirar aquela foto que irá fazer sucesso nas redes sociais, seja no seu Facebook ou Instagram!

Forte São Mateus Cabo Frio

O Forte está localizado no canto da Praia do Forte, e fica aberto diariamente em horário comercial, de 8h às 18h. A visitação é gratuita.

Forte São Mateus Cabo frio

O que fazer a noite em Cabo Frio

Vista aérea do anoitecer em Cabo frio!

Cabo Frio hoje possui alguns points em lugares diferentes e para atender aos gostos de públicos distintos. Vamos explicar alguns deles que possuem maior concentração de público e de estabelecimentos:

Quiosques da Orla da Praia do Forte

Calcadão do Malibu

Boulevard Canal

Bairro Passagem

Como chegar na Ilha do Japonês ?

Você ja deve ter ouvido falar na Ilha do Japonês em Cabo Frio não é mesmo? Mas ficou curioso e não sabe como chegar lá? Neste post vou te ensinar! A Ilha do Japonês fica dentro do Canal de Itajurú, bem perto de onde ele encontra o mar, local conhecido como Boca da Barra e bem ao lado do Forte São Matheus.

Suas águas são perfeitas para banho sendo calmas e com grandes áreas rasas devido ao banco de areia que se formou ali. Árvores fornecem sombras para aqueles que optaram por não levar guarda-sol. É um local muito procurado por famílias, inclusive dos moradores locais, que encontram ali uma opção perfeita para passar o dia e até fazer um piquenique, só não vale trazer churrasqueira pois foi proibido para garantir a preservação e segurança de todos. Não se esqueça que na ilha não há comércio, então leve alimentos e bebidas.

Bom, mas vamos ao tópico desse post, já que todos estão animados para chegar lá!

Como chegar na Ilha do Japonês
  1. Ilha do Japonês
  2. Prainha com Quiosques
  3. Estacionamento
  4. Ponto de saída dosTáxi-barcos

Se você prefere ir de carro dirija até o ponto mais próximo (3) onde deixará o seu automóvel no estacionamento controlado pela prefeitura. Para chegar até lá você irá passar pelo Hotel Residencial Portoveleiro, o estacionamento fica logo um pouco mais a frente. Então caminhará até a Prainha onde existem quiosques (2). De lá, na maré baixa é possível atravessar para a ilha a pé. Se a maré estiver alta existem pequenos barcos que fazem a travessia.

Para quem está próximo ao Centro de Cabo Frio, uma excelente opção é pegar um táxi-barco que faz o percurso do Bairro Passagem até a Ilha. O ponto de saída dos táxi-barcos (4) é em frente a Pousada Recanto da Passagem. Assim, além de conhecer esse bairro muito charmoso, irá economizar tempo e se livrar do trânsito de veículos que ocorre nos dias de alta temporada.